Imprevistos sempre acontecem e, por mais cuidadoso que você seja, coisas em casa quebram ou precisam de reparos. Para evitar de ter que contactar um profissional todas as vezes que isso acontecer é necessário que você seja prevenido e tenha em casa alguns itens de manutenção. Monte seu kit doméstico com as nossas dicas.
 
Escadas
Esse item já fala por si só. As escadas são fundamentais para pequenos reparos, como troca de lâmpadas, limpeza de armários altos, etc. A dica é ter em casa uma escada fácil de guardar e transportar, além de leves.
 
 
Martelo
Esse é um item tão clássico que é bem provável que você já tenha em casa, pois ele é indispensável para diversas atividades corriqueiras. O ideal é que você compre o martelo médio, útil para a maioria das atividades domésticas, e que seja revestido de borracha, para evitar que a ferramenta não escorregue de sua mão com os impactos causados pelas batidas.
 
 
Fita Isolante
Os fios descascados são mais comuns do que imaginamos. É importante ter uma fita isolante em casa para evitar choques e evitar que seus aparelhos se danifiquem e parem de funcionar. O melhor de tudo isso, é que esse item é super barato e você mesmo pode fazer os reparos em sua casa. Além de seu manuseio ser muito simples.
 
 
Veda Rosca
Diríamos que a fita veda rosca é parente da isolante, mas essa é da cor branca e usada para vedar tubulações de gases ou líquidos. A fita veda rosca vai te ajudar a evitar ou fazer parar vazamentos, além de ser muito usada em conexão de torneiras e chuveiros, por exemplo.
 
 
Resistência de chuveiro
Essa dica vale ouro! Caso o seu chuveiro elétrico queime, você não precisa tomar banho frio. A troca da resistência elétrica é muito simples. Você precisa apenas ficar atento, na hora de comprar a resistência, para verificar se ela é a mesma do seu chuveiro. Lembre-se que antes de realizar a troca é necessário desligar o disjuntor, no seu quadro de energia. Pronto! A dica é sempre ter em casa uma resistência elétrica com a mesma voltagem do seu chuveiro. Esse item também é super em conta.
 
 
Alicate
Essa é uma ferramenta de várias utilidades, como prender, cortar, enrolar, puxar, segurar, torcer, etc. Já que existem diversas opções dessa ferramenta no mercado a dica é que você compre o chamada de “bico de pato”, que serve para todas essas funções mencionadas e muito mais.
 
 
Furadeira Elétrica
Serve para furar paredes, madeira, aço, tijolos, dentre outros. A velocidade é variável e muitas furadeiras servem também para desparafusar. Sempre é usada em serviços domésticos, principalmente quando é preciso redecorar a casa ou otimizar seu espaço.
 
 
Chave Inglesa
Usada para atarraxar e desatarraxar os parafusos e porcas com agilidade e segurança. Além de ser uma ferramenta de grande versatilidade já que sua cabeça pode ser ajustada de acordo com a necessidade.
 
 
Lâmpadas
Quem nunca ficou na mão depois de ser pego de surpresa com uma lâmpada que decidiu dizer tchau de uma hora para outra. Pois é, ter lâmpadas reservas em casa são fundamentais e saber como guardá-las mais ainda. As mantenham sempre enroladas em papel pare evitar que quebre e fora do alcance de crianças.
 
 
Velas e lanternas
Ter uma lâmpada extra é importante, mas nem sempre a energia está disponível. Para não ficar na mão tenha sempre em casa velas ou lanternas. Lembre-se de guarda-las sempre em lugares de fácil acesso, pois no escuro pode ser complicado de encontra-las.
 
 
Benjamim
Usado para conectar vários aparelhos elétricos numa mesma tomada. Tenha sempre mais de um em casa e cuidado para não sobrecarregar a tomada, isso pode causar danos aos seus aparelhos eletrônicos.
 
 
Fonte: ferpam.com.br