Os painéis de madeira se tornaram comuns devido ao seu grande sucesso na sala de televisão, como suporte desse aparelho, mas o que muita gente não sabe é que eles também podem conferir requinte e beleza a outros ambientes da casa.
 
Além de serem bastante funcionais na hora de esconder imperfeições nas paredes e a fiação dos aparelhos de mídia, os painéis de madeira também promovem a sensação de que quebram o aspecto frio dos ambientes (muitas vezes causado pelos revestimentos de porcelanato e cerâmica).
Se você quer dar uma repaginada em sua casa e está buscando inspiração, este é o post ideal. Falaremos um pouco sobre quais madeiras podem ser utilizadas e daremos dicas para você usar os painéis de madeira na decoração. Acompanhe!

Quais as principais madeiras utilizadas na confecção dos painéis?
 
A madeira é uma matéria-prima bastante utilizada quando se trata da confecção de mobiliário e, no que diz respeito aos painéis, não podia ser diferente.
 
MDF e MDP
O MDF e o MDP são placas de madeira que utilizam em sua composição uma mistura de fibras e partículas de madeira, respectivamente; possuem como principal vantagem a versatilidade e seu uso se estende às mais diferentes peças.
O MDF e o MDP são bem comuns, pois possuem um preço popular e uma boa resistência.
 
Como usar os painéis de madeira na decoração?
Agora que você já conhece os principais tipos de madeira utilizados na confecção dos painéis, é hora de descobrir como fazer uso dos mesmos nos mais diversos ambientes. 
 
Na sala
Se você pensa que os painéis de madeira são indicado apenas para TV, engana-se; na verdade eles também podem fornecer um toque moderno ao cômodo, se utilizados de uma maneira igualmente simples.
A ideia é colocar o painel de madeira na parede atrás do sofá, indo do chão ao teto com os veios no sentido vertical e cobrindo toda a extensão da parede. Por mais que isso soe estranho, o resultado fica incrível. Com uma iluminação secundária e um bonito vaso de planta, a decoração fica completa!
 
Na cozinha
Quando se trata da cozinha, temos o costume de achar que todo o revestimento do espaço deve ser de azulejos e pisos frios, não é mesmo? Mas como vimos, alguns tipos madeiras são resistentes à umidade e podem ser um ótimo complemento para suas bancadas e armários.
 
No quarto
Assim como na sala, o painel também pode ser usado como suporte da TV, caso você tenha uma no quarto, pois é a melhor solução para esconder os fios e ainda deixar o espaço mais sofisticado; outra ideia bastante interessante, é usá-lo como cabeceira de cama.
Você pode colocar o painel de madeira desde o chão até cerca de 60 cm acima do nível do colchão, cobrir a parede toda do chão ao teto, ou ainda estendê-lo no teto.
 
 
No banheiro
Assim como na cozinha, os painéis de madeira também podem ser utilizados no banheiro. A única diferença é que nesse local o fator umidade é ainda maior; assim, investir numa madeira bastante resistente e com acabamentos de proteção específicos é essencial.
Na decoração de lavabos e banheiros, a madeira quebra aquele aspecto frio causado pelos azulejos e deixa o espaço muito convidativo. Você pode utilizar o painel de madeira na parede do espelho; atrás do vaso sanitário, com alguns pequenos vasos de plantas, ou ainda colocá-lo numa parede do box.
Os painéis de madeira se consagraram como peças clássicas de decoração e são um sucesso há um bom tempo. Esperamos que este post inspire você para que possa usar esse objeto versátil por toda a sua casa.

Fonte: Todeschini /(adaptado)