Escolher a porta de madeira ideal para uma casa pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Além da questão estética, é necessário pensar no espaço disponível e na própria qualidade do material.
 
 
Para ajudar você a escolher a porta de madeira certa para seu ambiente, reunimos um conjunto de dicas que vão facilitar sua decisão. Vai encontrar nossas dicas divididas em portas de entrada e portas internas.
 

Porta de Madeira Para Entrada
 

O principal fator que deve procurar em uma porta de madeira para entrada é a robustez. Por razões óbvias, as portas de entrada devem ser seguras e como tal, você deve procurar uma porta maciça que consiga resistir a impactos e também que seja capaz de resistir a todas as condições climatéricas.
Uma boa porta de madeira vai resistir aos efeitos do sol e da chuva, mas precisará de alguma manutenção regular.
Se a porta que você procura não vai ficar ao ar livre, então você pode não precisar de uma porta maciça e pode optar por uma porta sólida.
A porta de madeira sólida é uma boa opção para a entrada de um apartamento, ou para qualquer outra entrada coberta. As portas sólidas podem receber um revestimento externo e podem incluir diversos aspetos decorativos como apliques ou frisos.
Assim, na hora de escolher sua porta de madeira para uma entrada comece por pensar na localização da porta e nos requisitos mais importantes: segurança, resistência a questões ambientais e claro, a parte estética.
 

Como Escolher Uma Porta Interna
 

A porta de madeira interna é mais barata e mais fácil de escolher. Ao escolher este tipo de porta não precisa de se preocupar com aspetos com a robustez, já que o seu destino será o ambiente interno.
As portas internas são semi ocas e por isso são muito mais leves do que as portas de madeira destinadas às entradas.
Muitas vezes, as portas internas já vêm prontas para serem pintadas e contam com detalhes decorativos como rebaixos, apliques e frisos.
Escolher uma porta de madeira interna é sobretudo uma questão de gosto pessoal.
 

Escolha Madeira de Qualidade
 

Quando está a escolher uma porta de madeira deve sobretudo garantir que compra material de qualidade. Madeira de boa qualidade será mais durável e manterá o bom aspecto durante mais tempo.
É claro que todas as portas de madeira precisam de alguns cuidados de manutenção para que mantenham o bom aspeto durante muito tempo.
 
Fonte: M. Cacique