Os cupins são pequenos insetos eusociais, ou seja, que vivem em gigantescas colônias subterrâneas e convivem em sociedade com os outros indivíduos de sua espécie. Sua principal fonte de alimentação é a madeira, transformando os cupins em um verdadeiro pesadelo para quem tem móveis e estruturas internas da casa, confeccionadas com o material. Caso ele se instale no lar e comece a devorar a mobília, os prejuízos podem ser incontáveis. Para matar cupins e deixar o lar protegido dessa praga doméstica, confira algumas dicas para eliminá-los.

Cupins: como encontrar
Geralmente, os insetos ficam escondidos no interior dos móveis e paredes, dentro de grandes galerias, fazendo com que seja quase impossível ver algum deles perambulando pela casa. No entanto, depois de se alimentar, os cupins liberam fezes bastante firmes, que se assemelham ao pó da própria madeira. O acúmulo dos dejetos forma um rastro discreto, que ajuda a localizá-los.

Inseticida para pisos de madeira
O piso de madeira também está suscetível aos estragos causados por cupins, caso não sejam tomadas as medidas preventivas necessárias. Segundo o pesquisador, Jackson Vidal, existe um tipo de piso imune ao ataque da praga. “O piso de madeira ‘engenheirado’, produzido com uma lâmina de madeira nobre e base de madeiras de reflorestamento, é tratado com um preservativo químico chamado Osmose CP50, um inseticida de alta eficiência e baixa toxicidade”, explica o especialista.
 
Pesquisas realizadas no instituto compararam duas amostras de madeira, uma tratada com o preservativo, e outra sem qualquer tratamento, que ficaram expostas a um grupo de 40 cupins durante 45 dias. “Ao final desse período, a amostra sem inseticida sofreu acentuado desgaste, com mortalidade de 59% dos cupins, enquanto na peça tratada com Osmose CP50 observou-se a morte de 100% dos insetos e nenhum desgaste da madeira”, afirma Vidal.

Duas receitas caseira para eliminar cupins
Uma forma fácil e barata de acabar com cupins é misturar uma xícara de chá de água sanitária com um litro de água, e despejar nos locais em que as fezes dos animais foram encontradas. A solução irá penetrar nas galerias subterrâneas, tornando o ambiente tóxico para os cupins.
 
Outra dica caseira para eliminar insetos é misturar três colheres de sopa de sal, três colheres de sopa de detergente para louças e um litro de água quente. Quando a mistura estiver pronta, despeje nos pontos com sinais de existência de cupins.

Fonte: Vix (título adaptado)